CONTATO AGORA

HORMÔNIO DHT: ENTENDA A RELAÇÃO COM A CALVÍCIE

A calvície afeta mais de 42 milhões de homens e mulheres no Brasil, de acordo com os dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cabelo). Engana-se quem pensa que somente os homens e com mais idade, sofrem com a queda capilar em excesso. 

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), essa condição afeta cada vez mais jovens entre 20 e 25 anos e também as mulheres.

O que muita gente não sabe é que a calvície pode ser impulsionada por fatores genéticos e também hormonais. 

Diante destes dados, você sabe qual a relação entre o hormônio DHT e a calvície?

Entenda neste artigo, como o desequilíbrio desse hormônio pode ser a causa da queda de cabelo.

O QUE É O DHT E COMO ELE ATUA?

Se você fizer uma breve pesquisa pela internet sobre calvície, já nos primeiros resultados você vai encontrar várias menções sobre o DHT.

O DHT é uma sigla para Di-hidrotestosterona, um hormônio responsável pelo crescimento dos pelos corporais e por estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. 

É a forma ativa do famoso hormônio TESTOSTERONA, presente em homens e mulheres.

O problema é que em excesso, esse hormônio pode causar a queda de cabelo e facilitar o processo de calvície.

Isso acontece devido a substância deixar os folículos capilares mais sensíveis, impedindo a absorção de nutrientes. 

O DHT se liga aos receptores dos bulbos capilares e dessa forma, vai reduzindo o número de células que produzem cabelo. Com menos células produzindo, os fios vão se tornando cada vez mais finos, fracos e por fim caem, o que a longo prazo e de forma contínua levará à calvície.

É POSSÍVEL BLOQUEAR A AÇÃO DO DHT?

Já que o DHT surge naturalmente em nosso organismo, o que fazer para controlar e evitar os efeitos negativos que este hormônio pode provocar em nossos cabelos?

Existem diferentes formas de tratamento que inibem a produção do DHT. É nesta hora entram em cena o que chamamos de  BLOQUEADORES. 

Os bloqueadores são medicamentos que atuam bloqueando de fato, a enzima 5-alfa-redutase, que é responsável por transformar a testosterona em DHT.

O uso dos bloqueadores é uma das estratégias que podem compor o tratamento da queda de cabelo, juntamente com o consumo de vitaminas do complexo B e alimentos ricos em substâncias como lisina, antioxidantes e zinco, que são bloqueadores naturais de DHT.

Agora que você já sabe qual é a relação do hormônio DHT e a calvície, lembre-se que qualquer tratamento deve ser indicado por um especialista no assunto, após um diagnóstico.

TRABALHE CONOSCO

Preencha abaixo com suas informações

Simulação de Financiamento