CONTATO AGORA

9 CUIDADOS IMPORTANTES PARA OS CABELOS INFANTIS

Ter uma rotina de cuidados com os cabelos é muito importante para conseguirmos mantê-los saudáveis. E quando o assunto é a cabeleireira da criançada, a atenção precisa ser redobrada pois o couro cabeludo na infância é muito mais sensível.

E assim como os adultos, os pequenos também podem manter uma rotina de tratamentos capilares em locais especializados, complementando os cuidados rotineiros em casa. 

Acompanhe a leitura deste artigo e veja o que fazer para manter os cabelos e o couro cabeludo das crianças sempre saudáveis!

Como cuidar dos cabelos das crianças?

Durante esta fase da vida, é muito importante aproveitar a oportunidade para que os pequenos criem uma boa relação com os cabelos e aprendam hábitos saudáveis para cuidar dos fios. “Assim, desde cedo, os pais conseguem evitar e prevenir que os seus fios fiquem danificados”, afirma o Dr. Stanley Bittar, CEO da Stanley’s Hair Institute, a maior rede de Terapia e Transplante Capilar da América Latina.

Sabemos que o organismo da criança é diferente de um adulto em diversos aspectos, incluindo o couro cabeludo e os cabelos. Por isso é essencial saber a forma correta de realizar a higienização e a hidratação dos fios neste período.

Confira abaixo algumas dicas do Dr. Stanley Bittar, de como cuidar do couro cabeludo da criançada!

1. Faça massagem no couro cabeludo

A massagem estimula a circulação sanguínea na área massageada, o que colabora para uma nutrição mais efetiva do couro cabeludo, fortalecimento e crescimento saudável dos fios. O uso de um blend de óleos naturais é uma ótima dica para hidratar a região enquanto é massageada. 

O indicado é realizar esta massagem em torno de 5 minutos, por pelo menos uma vez na semana, para garantir um resultado eficaz e um momento relaxante para a criança.

2. Evite penteados apertados 

Algumas atitudes simples no dia a dia contribuem para a saúde do couro cabeludo infantil. Um exemplo disto é o cuidado ao fazer penteados apertados nos cabelos, pois podem danificar os fios. E devido ao incômodo que podem causar, as crianças tendem a arrancar o penteado de qualquer maneira, sem nenhum cuidado. Por isso, o melhor é optar por penteados que não apertem os fios ou causem algum desconforto.

3. Utilize produtos capilares suaves

Assim como nos cabelos dos adultos, é muito importante utilizar produtos adequados nos cabelos dos pequenos. Desta forma, o aparecimento de caspa no couro cabeludo é evitado. Principalmente ao usarmos produtos leves, hidratantes, com extratos de vegetais, para que a hidratação seja na medida certa, evitando o acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo.

4. Evite tratamentos químicos severos e calor

Produtos químicos como relaxantes e alisantes capilares, devem ser evitados nos cabelos das crianças, pois podem causar queimaduras no couro cabeludo e não contribuem para uma boa saúde capilar.

Mas vale ressaltar que alisar os cabelos dos pequenos através do calor excessivo do secador e da chapinha, também devem ser evitados, pois prejudicam o couro cabeludo e os fios. Manter os cabelos naturais é a melhor forma para preservar um couro cabeludo saudável.

5. Examine regularmente o couro cabeludo

Irritação, coceira, queda de cabelos, vermelhidão, entre outros, são sinais de que o couro cabeludo não está bem. Por isso, examinar frequentemente a região e os cabelos das crianças é muito importante. Somente assim, você irá prevenir este tipo de problema e caso perceba alguma alteração, poderá tratá-la o mais rápido possível.

6. Use shampoo regularmente

Limpar o couro cabeludo das crianças para remover o suor, a poeira e qualquer possível descamação, é essencial para manter uma boa higiene e evitar alguns problemas desagradáveis ou desconfortos.

7. Utilize condicionadores suaves

Para manter os fios mais macios e fáceis de pentear, um condicionador suave será um grande aliado! Depois de lavar os cabelos com um shampoo adequado e limpar o couro cabeludo, o condicionador entra em ação para hidratar os fios, deixando-os mais sedosos.

8. Fique atento à alimentação

O bom funcionamento do nosso organismo é reflexo de tudo que ingerimos. Com isso, a alimentação faz toda diferença quando o assunto é a saúde dos nossos cabelos e do couro cabeludo. Manter um hábito alimentar saudável e equilibrado para crianças com frutas, legumes e verduras, é fundamental para manter a saúde do corpo e, é claro, dos cabelos.

9. Considere outras condições preexistentes

Não podemos descartar algumas condições preexistentes no cuidado com o couro cabeludo, como descamação ou dermatite. 

Muitas pessoas não se dão conta, mas o couro cabeludo é composto por pele e estas condições podem tornar essa região mais seca ou oleosa. Desta forma, uma orientação de um especialista é o mais indicado para tratar o problema.

Vale lembrar que o cuidado na escolha dos produtos capilares que serão usados nas crianças é muito importante, pois algumas substâncias podem ser prejudiciais à saúde capilar dos pequenos, como corantes, fragrâncias sintéticas, parabenos, sulfatos e petrolatos.

Por isso, o mais indicado é optar por produtos derivados de extratos de vegetais, óleos essenciais e vegetais, com ingredientes mais simples. E para evitar qualquer problema ou alteração persistente na saúde capilar da criança, o recomendado é consultar um especialista no assunto para realizar o tratamento com segurança.

Quer saber mais sobre os cuidados que devemos ter com os cabelos das crianças? Então entre em contato com a nossa equipe da Stanley’s Hair.

Você poderá tirar as suas dúvidas e fazer uma Avaliação Premium Gratuita, além de encontrar a indicação mais adequada para resolver  problemas capilares.
Clique no nosso botão do Whatsapp e fale agora com um de nossos especialistas!

TRABALHE CONOSCO

Preencha abaixo com suas informações

Simulação de Financiamento