CONTATO AGORA

QUEDA DE CABELO PODE INDICAR DIVERSOS PROBLEMAS DE SAÚDE

Manter um cabelo bonito está entre as principais vaidades de homens e mulheres. E este cuidado vai muito além de um simples corte ou uma coloração diferente. 

Sem dúvida alguma, a principal preocupação quando o assunto são as madeixas é a queda capilar.

A queda de cabelo é um problema comum que gera desconforto e tira o sossego de muita gente. Apesar de nem sempre estar relacionada a problemas de saúde, a perda dos fios deve servir de alerta caso ocorra de maneira intensa e prolongada.

Quando percebemos que muitos fios estão caindo além do normal, a situação parece não ter fim e logo bate a preocupação para entender o motivo que está causando esta condição.

Muitas vezes, a queda está associada à herança genética, mas em alguns casos, pode ser provocada por determinadas doenças e algumas delas mais graves. Por isso, a queda dos fios precisa ser investigada.

Acompanhe neste artigo, quatro possíveis e frequentes causas da queda capilar.

Lúpus

Nas últimas décadas, o lúpus tem recebido grande destaque na mídia em razão da abordagem da doença em alguns filmes e declarações de artistas famosos portadores da doença. Contudo, os seus efeitos ainda são desconhecidos pela maioria das pessoas. 

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Nela, os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, que deveriam agir contra bactérias e vírus estranhos ao corpo, passam a atacar células e tecidos saudáveis, provocando inflamações.

Desta forma, como há inflamação da pele e do couro cabeludo, um dos sintomas de Lúpus mais frequentes é uma queda acentuada e o afinamento dos fios.

Mesmo não tendo cura, a doença pode ser controlada com tratamento e medicação adequada. Assim, o cabelo pode voltar a crescer normalmente, desde que a perda não tenha sido muito grande.

Problemas renais

Quando percebemos uma queda capilar além do normal, o alerta logo se acende. E esta condição pode ser um indício de que os rins não estão funcionando bem. 

Doenças como as glomerulonefrites (inflamações nas unidades funcionais dos rins), provocam alterações no sangue, mais especificamente na quantidade de proteínas. Com um número reduzido, os cabelos e as unhas geralmente são logo são afetados, ficando quebradiços e caindo facilmente. 

É muito importante ter um diagnóstico preciso para poder iniciar um tratamento eficaz. Para isso, basta fazer um exame de urina para verificar a quantidade de proteína expelida.

Tireoide

A tireoide é uma pequena glândula na garganta com o formato de uma borboleta. Como parte do sistema endócrino, a tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo e certas funções corporais.

A queda de cabelo é sintoma de um dos problemas da tireoide. O hipotireoidismo, que é a condição em que a glândula não produz os hormônios T3 e T4 em quantidades suficientes para a manutenção do bom funcionamento do organismo, interfere na maneira do corpo “trabalhar”. 

Como as taxas de hormônio ficam desreguladas, o cabelo também é comprometido, tanto em sua qualidade quanto em quantidade.

É fundamental realizar uma consulta com o médico especialista que irá analisar o problema, fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

Estresse

O estresse pode ser o gatilho para a ocorrência da queda capilar, causando a Alopecia Areata. Nessa doença, os fios começam a cair resultando em falhas circulares de extensão variada, podendo afetar poucas regiões ou de uma forma geral, causando a perda de todo o cabelo da cabeça e, até mesmo, a queda dos pelos do corpo.

Com altos níveis de estresse e outros fatores emocionais, além da queda, é comum que apareça também a dermatite seborreica e a caspa, provocadas pelo aumento da produção de óleo das glândulas sebáceas.

Vale lembrar que consultar um médico é sempre a opção mais correta para tratar com segurança qualquer problema capilar.

Quer saber mais sobre como tratar a sua queda de cabelo?

Então entre em contato hoje mesmo com a Stanley’s Hair Institute. Somos a maior rede de clínicas de Terapia e Transplante Capilar da América Latina.
Agende agora uma Avaliação Premium Gratuita com a nossa equipe!

Simulação de Financiamento