Mulher recebendo MMP capilar

O que é MMP capilar? Medicamentos usados, valor, riscos e mais!

BY STANLEY BITTAR

Existem diversos tratamentos capilares voltados para estimular o crescimento dos fios e combater a queda. Na publicação de hoje vamos explorar um deles, o MMP capilar, feito através de aplicações diretamente no couro cabeludo.

Se você tem dúvidas a respeito desse tratamento, fique com a gente! Vamos explicar o que é MMP capilar, seu efeito nos cabelos, riscos, diferença em relação ao microagulhamento, sessões necessárias, valos e mais!

O que é MMP capilar?

O MMP capilar tem esse nome que é uma sigla para Microinfusão de Medicamentos na Pele. É realizado através da aplicação de medicamentos na pele do couro cabeludo, a fim de estimular o fortalecimento e crescimento dos cabelos.

A palavra microinfusão se refere à forma com a qual a aplicação é realizada, sendo considerada de baixa profundidade. Isso porque atinge as camadas mais superficiais, como a derme e a epiderme.

O que o MMP faz no cabelo?

Por conta da forma de aplicação, o MMP capilar consegue agir diretamente nas áreas afetadas pela queda ou enfraquecimento capilar.

Através da aplicação de medicamentos específicos no couro cabeludo, é possível alcançar uma melhora na circulação sanguínea, aspecto fundamental para o crescimento saudável dos cabelos.

Outros efeitos do MMP incluem o estímulo aos folículos capilares e a regeneração das células. Assim, é possível alcançar fios mais fortes, redução da queda e aumento da densidade capilar.

No entanto, é importante lembrar que abordagens como o MMP capilar são válidas, mas não são milagrosas, sendo indicadas para casos específicos de queda. Para quadros de calvície definitiva, somente com o transplante capilar é possível alcançar resultados realmente satisfatórios.

Para quem é indicado?

Como funciona a MMP capilar?

O MMP capilar é indicado para pessoas que sofrem com queda de cabelo em diferentes intensidades, incluindo condições como:

  • Alopecia androgenética
  • Eflúvio telógeno;
  • Enfraquecimento capilar generalizado.

Também pode ser uma abordagem interessante para quem deseja complementar outros tratamentos capilares, como o uso de medicamentos tópicos ou o transplante capilar.

O procedimento é recomendado tanto para quem está nas fases iniciais da queda quanto para aqueles que já apresentam rarefação mais significativa. No entanto, isso deve ser avaliado por um profissional especializado para ser realmente efetivo.

Quais os riscos do MMP?

Por se tratar de um tipo de aplicação nas camadas superficiais da pele, o MMP é considerado seguro. No entanto, existem alguns riscos que devem ser considerados, como:

  • Vermelhidão temporária;
  • Sensibilidade no couro cabeludo
  • Coceira;
  • Infecção local.

Quanto tempo o MMP faz efeito?

Assim como ocorre com outros procedimentos capilares, o efeito do MMP não é imediato. De maneira geral, os primeiros sinais de melhora no crescimento e força dos fios aparecem após algumas semanas.

Já o resultado completo necessita da realização de algumas sessões, que variam conforme as necessidades e a forma com a qual o organismo de cada pessoa responde ao tratamento.

Quantas sessões de MMP capilar são necessárias?

Não há uma quantidade padrão de sessões de MMP capilar para se chegar a um bom resultado. Afinal, cada indivíduo tem suas necessidades, sendo importante avaliar os casos individualmente para planejar o tratamento.

De modo geral, costumam ser realizadas de 4 a 8 sessões, com intervalos de duas semanas a um mês.

Após o cumprimento do cronograma planejado pode ser necessário realizar sessões extras para manutenção.

Qual a diferença entre MMP, microagulhamento e mesoterapia?

Embora MMP, microagulhamento e mesoterapia sejam abordagens parecidas, que envolvem a perfuração da pele, são feitas com finalidades e métodos diferentes, observe:

MMP capilar: aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo.

Microagulhamento: estimula a regeneração celular por meio de microlesões, sem aplicação de medicamentos.

Mesoterapia: semelhante ao MMP, se diferencia por ser um procedimento mais profundo, levando os medicamentos a outras camadas da pele.

Quais medicamentos são usados no MMP?

Homem recebendo MMP capilar

Os medicamentos usados durante uma aplicação de MMP podem variar, mas costumam incluir substâncias que estimulam o crescimento capilar, como:

  • Fatores de crescimento (proteínas que estimulam a regeneração celular);
  • Vitaminas;
  • Aminoácidos;
  • Finasterida;
  • Minoxidil.

A combinação de medicamentos depende das necessidades específicas de cada paciente, identificadas após uma consulta médica.

Pode lavar o cabelo depois do MMP?

É aconselhado esperar entre 24 e 48 horas após a sessão de MMP para lavar os cabelos. Assim, se tem a garantia de que os medicamentos foram devidamente absorvidos, sem perda durante a lavagem.

Além disso, como a pele poderá estar sensível, é melhor aguardar esse tempo para evitar maiores desconfortos.

Qual profissional pode fazer MMP capilar?

O MMP capilar deve ser realizado por profissionais da área de saúde devidamente capacitados e com experiência em tratamentos capilares. Isso inclui médicos, enfermeiros, biomédicos e outros com autorização para fazer esse tipo de procedimento.

Quanto custa uma sessão de MMP capilar?

O valor de uma sessão de MMP capilar pode variar bastante dependendo da região do Brasil. Mas, considerando uma média, pode ser encontrada por preços entre R$ 200 e R$ 500.

O que é melhor, mesoterapia ou MMP?

Como vimos ao longo da publicação, a mesoterapia e o MMP são procedimentos diferentes, sendo indicados para objetivos distintos. Dessa forma, é importante consultar um médico especializado para entender a abordagem ideal para o seu caso.

Para casos mais severos de queda e perda de densidade capilar, a mesoterapia costuma ser mais indicada, exatamente por se tratar de uma abordagem mais profunda.

Quais os benefícios do MMP capilar?

O MMP pode proporcionar diversos benefícios para quem está enfrentando problemas como a queda e a perda de volume capilar. Veja quais são os principais a seguir!

Redução da queda capilar: o MMP fortalece os folículos capilares e, assim, auxilia na interrupção da queda excessiva.

Fortalecimento dos fios existentes: além de ajudarem no crescimento, os medicamentos aplicados aumentam a resistência e espessura dos fios já existentes.

Estímulo ao crescimento de novos fios: o tratamento ativa os folículos capilares, promovendo o nascimento de novos fios.

Melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo: além da ação dos medicamentos, o MMP aumenta o fluxo sanguíneo na região. Assim, contribui para uma nutrição mais intensa dos folículos.

Ação direta e personalizada: os medicamentos são escolhidos conforme as necessidades do paciente e aplicados diretamente nas áreas que precisam de impulso extra para o crescimento capilar.

Complemento a outros tratamentos: o MMP pode ser combinado com o uso de outros medicamentos tópicos ou orais, ou de procedimentos como o transplante capilar, para potencializar os resultados.

Transplante capilar de excelência é na Stanley’s Hair. Agende já sua avaliação!

Simulação de Financiamento