Assim como ocorre no restante da pele, a alergia no couro cabeludo pode se manifestar por diferentes motivos, gerando sintomas como coceira, descamação e até a perda de cabelo.
Embora essas dermatites sejam comuns, é importante se manter atento. Afinal de contas, alergias acontecem como reação a certos fatores, como determinados produtos, picadas de insetos, medicamentos etc.
Continue a leitura para saber mais sobre a alergia no couro cabeludo, suas causas, as principais consequências, os sintomas e o que fazer em caso de queda capilar.
O que é a alergia no couro cabeludo?
A alergia no couro cabeludo é uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato com substâncias que irritam ou sensibilizam a pele dessa região.
Essas substâncias podem incluir produtos de cuidado capilar, como shampoos, condicionadores, tinturas, sprays, géis e até mesmo certos medicamentos tópicos.
Quais as causas da alergia no couro cabeludo?
Geralmente, a alergia no couro cabeludo é desencadeada pelo contato com substâncias irritantes ou sensibilizantes presentes em produtos de higiene e cosméticos. Entre os principais causadores, estão:
Produtos de higiene e cuidado capilar: shampoos, condicionadores, géis, mousses e tinturas de cabelo podem conter fragrâncias, conservantes e outros químicos com potencial alérgico.
Medicamentos tópicos: loções e cremes para queda de cabelo ou caspa, podem conter substâncias que provocam alergias em pessoas com certos tipos de sensibilidade.
Produtos de estilização capilar: sprays, ceras, pomadas e outros produtos para modelar os cabelos pode levar ao acúmulo de substâncias irritantes na pele do couro cabeludo.
Tinturas e produtos químicos para cabelo: procedimentos como coloração, descoloração e alisamento químico utilizam produtos que contêm ingredientes conhecidos por causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Dermatite de contato: essa condição ocorre quando a pele do couro cabeludo reage a uma substância com a qual entrou em contato direto. Pode ser uma reação a qualquer novo produto capilar, acessórios para cabelo ou tinturas.
Alergias alimentares: em casos mais raros, alergias alimentares podem se manifestar através de sintomas na pele do couro cabeludo.
Quais as consequência da alergia no couro cabeludo?
A alergia no couro cabeludo gera três consequências principais, sendo elas:
Coceira
A coceira é uma das consequências mais comuns e imediatas de uma alergia no couro cabeludo. O fato de ser persistente pode levar ao ato de coçar repetidamente, causando ainda mais danos à pele do couro cabeludo, resultando em pequenas feridas.
Descamações
As descamações no couro cabeludo são outra consequência frequente de uma reação alérgica. A pele irritada pode começar a se soltar em flocos visíveis, criando uma aparência de caspa.
Perda de cabelo
A perda de cabelo é uma consequência mais grave da alergia no couro cabeludo. Ela ocorre porque a inflamação prolongada e a irritação podem enfraquecer os folículos capilares, levando à queda dos fios.
Além disso, coçar excessivamente o couro cabeludo danificado pode resultar em trauma físico aos folículos capilares, dando origem a um tecido cicatricial e podendo tornar a queda de cabelo definitiva, gerando a calvície.
Quais os sintomas da alergia na cabeça?
Além das consequências mencionadas, existem diversos sintomas que indicam a existência de uma alergia no couro cabeludo. Acompanhe!
Coceira intensa: um dos primeiros e mais comuns sintomas de uma alergia no couro cabeludo. Ela pode ser persistente e intensa, causando desconforto constante. A coceira pode levar a coçar repetidamente a área afetada, agravando a irritação e causando diversos danos à pele.
Vermelhidão: esse é outro sintoma frequente de alergia no couro cabeludo. A pele pode ficar visivelmente avermelhada e inflamada, indicando uma reação alérgica. Essa vermelhidão pode ser localizada em áreas específicas ou se espalhar por todo o couro cabeludo.
Descamação: a pele afetada pode começar a se soltar em pequenas partículas, criando uma aparência semelhante à caspa. Isso pode ser acompanhado de ressecamento e sensação de rigidez na pele.
Inchaço: em alguns casos, a alergia pode causar inchaço no couro cabeludo. Esse sintoma pode variar de leve a significativo, sendo acompanhado por uma sensação de calor ou dor na área afetada.
Sensibilidade e dor: a pele do couro cabeludo pode se tornar mais sensível ao toque devido à inflamação e irritação. Em alguns casos, essa sensibilidade pode evoluir para dor, especialmente se houver lesões ou feridas causadas pela coceira excessiva.
Erupções cutâneas ou bolhas: erupções cutâneas ou a formação de pequenas bolhas podem ocorrer em casos mais graves de alergia no couro cabeludo. Essas erupções podem ser dolorosas e suscetíveis a infecções se não forem tratadas adequadamente.
O que fazer no caso de perda de cabelo por conta de alergia no couro cabeludo?
Confira o passo a passo das principais ações a se realizar no caso de perda de cabelo por conta de alergia no couro cabeludo.
Buscar orientação médica
Ao notar o início de uma alergia no couro cabeludo, é fundamental consultar um médico. Assim, o profissional irá investigar as causas da irritação e indicar a melhor estratégia para o tratamento.
Manter uma higiene adequada
Manter o couro cabeludo limpo é fundamental. Lave o cabelo regularmente com um shampoo suave e hipoalergênico. Evite o uso excessivo de produtos de estilização que possam irritar ainda mais a pele.
Evitar coçar o couro cabeludo
A sensação de coceira pode ser intensa, mas é importante evitar coçar o couro cabeludo. O atrito gerado pelas unhas pode causar ainda mais danos à pele e aos folículos capilares, intensificando a queda.
Recorrer ao transplante capilar
Para os casos mais graves de alergia, nos quais a pele do couro cabeludo é substituída por tecido cicatricial e o crescimento dos cabelos não pode ser recuperado através de tratamentos tópicos, o transplante se mostra uma solução bastante eficaz.
Durante o procedimento, o médico irá selecionar folículos capilares saudáveis de uma área do couro cabeludo do paciente onde o crescimento continua acontecendo naturalmente. Em seguida, esses folículos são transferidos para as áreas calvas.Com recuperação simples e baixo risco, o transplante é uma solução eficaz e duradoura para a calvície. Venha realizar o seu em uma clínica especializada, referência no ramo e número 1 na América Latina. Venha para a Stanley’s Hair!