Por todo lado que olhamos, encontramos anúncios com shampoos e produtos especiais prometendo que farão o nosso cabelo crescer. E muitas vezes, estes produtos custam um valor bem alto. Contudo, alguns especialistas afirmam que muitas destas soluções não são eficazes.
A questão é que cerca de 50% de homens e mulheres vão apresentar alguma queda de cabelo no decorrer da vida e para tratar esta condição, são oferecidas diversas técnicas, desde cosméticos e remédios que fazem de fato crescer cabelo, até procedimentos cirúrgicos para casos mais avançados da calvície.
O importante nesta hora e o mais confiável, é ter a orientação certa de um médico especialista na escolha do melhor tratamento e do remédio mais eficaz.
Tratamento de queda de cabelo com Minoxidil e Finasterida
No combate à queda capilar com remédios de uso tópico e oral, o Minoxidil e a Finasterida são os medicamentos mais indicados pelos médicos, pois ambos foram aprovados pela FDA (Food and Drugs Administration, dos Estados Unidos).
O Minoxidil tem uma fórmula natural e tem a função de vasodilatador interferindo no ciclo de vida do cabelo. Ele foi descoberto após ser utilizado para o tratamento de hipertensão arterial e passou a ser indicado para combater a queda capilar após alguns pacientes apresentarem melhora da calvície durante o tratamento para pressão alta.
A substância de Minoxidil prolonga a fase anágena (fase de crescimento dos fios), evitando que os folículos atrofiem na fase catágena (fase de repouso dos fios).
A loção deve ser aplicada sobre a área afetada logo após a lavagem, e os resultados aparecem cerca de dois a quatro meses após o início do tratamento.
O Minoxidil também pode ser utilizado de forma oral e sua fórmula é isenta de efeitos colaterais.
A Finasterida faz com que a ação da DHT sobre os receptores dos bulbos capilares seja bloqueada, impedindo a predisposição à calvície. O DHT é o principal hormônio responsável pela queda capilar.
Os resultados começam a aparecer após 6 meses de tratamento e é indicado para homens e mulheres. Mas vale destacar que embora raros, efeitos colaterais relacionados a libido podem aparecer.
Tratamento para crescer cabelo com
Dutasterida e Cetoconazol
A Dutasterida funciona de forma semelhante à Finasterida, mas pode ser mais eficaz.
Isso acontece pois o bloqueio da enzima 5 alfa é ainda maior, ou seja, o nível de redução da dihidrotestosterona (DHT) é elevado.
A Dutasterida foi aprovada pela ANVISA em 2011, mas por não ter sido aprovada como tratamento específico para queda capilar, ainda divide opiniões de especialistas.
O Cetoconazol é um shampoo que controla a microflora do couro cabeludo e tem princípio ativo antifúngico. Ele deve ser usado topicamente no couro cabeludo para diminuir a população de fungos, o excesso de oleosidade (o sebo é rico em DHT) e alguns estudos mostram que ele também inibe os níveis de DHT. A aplicação deve ser feita de duas a quatro vezes por semana.
Independente da medicação, é importante lembrar que precisa ser administrada com orientação médica e nunca fazer uso de qualquer uma delas por conta própria.
Para tirar qualquer dúvida sobre as medicações mais indicadas e eficazes no combate à queda capilar, agende uma avaliação gratuita com a nossa equipe da Stanley’s Hair através do nosso botão de Whatsapp que fica bem aqui, no cantinho da sua tela!
Saiba que teremos o maior prazer em atendê-lo!