Os cabelos são parte da identidade e da imagem de uma pessoa. Por isso, ao perdê-los, muitos buscam opções de tratamento para calvície, a fim de restaurar o crescimento e preencher falhas.
Na postagem de hoje vamos falar sobre os tipos de tratamento existentes, as opções mais eficazes, os cuidados antes e depois, além de outras informações relevantes sobre a calvície. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Quais são os tipos de calvície?
A perda de cabelo é consequência de diferentes condições. Veja quais são os principais tipos de calvície.
Alopecia androgenética: tipo mais comum de perda de cabelo, é conhecida como calvície de padrão masculino. Sua principal causa são fatores genéticos e hormonais.
Alopecia areata: condição autoimune, na qual o sistema imunológico ataca os folículos capilares. Isso resulta na perda de cabelo em pequenas áreas circulares que podem se estender ao longo do tempo.
Alopecia difusa ou eflúvio telógeno: ocorre quando há uma interrupção no ciclo de vida natural dos fios, levando a uma perda de cabelo repentina e difusa. Isso pode ser desencadeado por eventos estressantes, como doenças graves, parto, deficiências nutricionais, estresse emocional etc.
Alopecia total: uma forma mais severa de alopecia areata, onde ocorre a perda completa de todos os cabelos no couro cabeludo.
Alopecia cicatricial: ocorre quando o couro cabeludo sofre algum trauma, fazendo com que a pele seja substituída por tecido cicatricial. As causas dessa condição podem incluir queimaduras, cirurgias, além de doenças autoimunes.
Entenda o que é calvície feminina
A calvície feminina, também conhecida como alopecia androgenética feminina, é uma forma comum de perda de cabelo em mulheres. Ela é principalmente causada por fatores genéticos e hormonais.
Ao contrário dos homens, as mulheres não costumam ficar completamente carecas. Geralmente, acontece um afinamento significativo do cabelo, especialmente na parte superior da cabeça.
Entenda o que é calvície masculina
A calvície masculina, também chamada de alopecia androgenética masculina, é o tipo mais comum de perda de cabelo em homens. Na maioria dos casos, se caracteriza pelo recuo da linha do cabelo e/ou perda de cabelo na parte superior da cabeça.
A condição é influenciada por fatores genéticos e pelo hormônio dihidrotestosterona (DHT), que pode encolher os folículos capilares, tornando-os incapazes de sustentar o crescimento saudável dos fios.
Quais são as causas da calvície?
Como existem diferentes tipos de calvície, as causas podem variar. Entre as mais comuns estão:
- Fatores genéticos;
- Alterações hormonais;
- Transtornos emocionais;
- Condições de saúde preexistentes, como anemia, hipotireoidismo e outras;
- Dermatite;
- Deficiência de vitaminas;
- Traumas no couro cabeludo;
- Uso inadequado de produtos capilares.
A calvície tem cura?
A calvície não tem cura. Mas, dependendo da causa, é possível reduzir seus efeitos através de medicamentos orais e de uso tópico. Além disso, existe uma opção de tratamento cirúrgico que, aí sim, pode resolver o problema.
Como eliminar a calvície de forma natural?
Embora uma boa alimentação possa ajudar a prevenir a calvície e contribuir para o sucesso de diferentes tipos de tratamento, não é possível eliminar o problema de forma natural.
Entre os alimentos com propriedades que fazem bem para a saúde dos cabelos estão:
- Salmão e outros peixes ricos em ômega-3;
- Ovos;
- Nozes e outras oleaginosas;
- Abacate;
- Espinafre;
- Feijão.
Lembrando que, isolados, esses alimentos não têm o poder de eliminar a calvície de forma natural, sendo complementos de outras formas de tratamento. Vale a pena consultar um nutricionista para obter orientação sobre uma dieta voltada para a saúde capilar.
Qual o tratamento mais eficaz para calvície?
O tratamento mais eficaz para a calvície na atualidade é o transplante capilar. Trata-se de um procedimento cirúrgico que retira folículos saudáveis de áreas do couro cabeludo onde o crescimento acontece naturalmente, transplantado-os para as regiões com falhas.
Após alguns meses, esses folículos geram novos fios de cabelo. Lembrando que a área doadora também tem seu crescimento restabelecido. Dessa forma, todo o couro cabeludo é preenchido por fios, restaurando não apenas a densidade capilar, como também a autoestima do paciente.
Quais os cuidados durante o tratamento?
Ao optar pelo transplante capilar, é necessário tomar alguns cuidados durante o tratamento. Confira algumas medidas importantes para antes e durante o procedimento:
- Não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar durante 10 dias antes do transplante;
- Escolher uma clínica especializada em transplante capilar, que tenha uma equipe preparada para realizar o procedimento;
- Ter um acompanhante para o dia do procedimento;
- Preparar-se em relação ao trabalho, para evitar grandes esforços nos primeiros dias após o procedimento;
- Pausar as medicações de uso contínuo que o médico informar.
Quais os cuidados após o tratamento?
Após a realização do tratamento para calvície através do transplante capilar, é preciso tomar os seguintes cuidados:
- Fazer repouso relativo, ou seja, o paciente pode se levantar, desde que não faça grandes esforços;
- Dormir com a cabeça inclinada para evitar inchaço;
- Alimentar-se de forma leve, evitando alimentos gordurosos;
- Seguir todas as recomendações médicas em relação ao curativo, aplicação de medicamentos e higienização;
- Evitar a exposição solar;
- Somente tocar a cabeça quando houver necessidade e sempre com as mãos limpas;
- Atentar-se com a higiene de fronhas, toalhas e outros itens que irão tocar o couro cabeludo, realizando trocas diárias;
- Usar no couro cabeludo apenas produtos indicados pelo médico;
- Retornar à clínica nas datas agendadas.
Quanto custa o tratamento para calvície?
O transplante como tratamento para calvície pode ser encontrado em valores que vão de R$ 15 mil a R$ 30 mil.
Durante muito tempo, o procedimento era inacessível para a maioria das pessoas. Isso fazia com que apenas indivíduos de alto poder aquisitivo e celebridades tivessem acesso.
Felizmente hoje isso mudou, sendo possível encontrar clínicas especializadas em transplante que oferecem o tratamento com preços mais acessíveis, além de parcelamento facilitado.
Transplante capilar de excelência na Stanley’s Hair. Marque já sua avaliação!
Conclusão
Como vimos, quando o assunto é tratamento para calvície, é possível encontrar desde tratamentos clínicos, ou seja, realizados através de medicamentos, até o cirúrgico, conhecido como transplante capilar.
O transplante é a forma mais eficaz de resolver o problema, restaurando a densidade capilar. Apesar de ter um custo mais elevado, trata-se de uma solução definitiva, que o paciente irá desfrutar ao longo de muitos anos.