Tudo que acontece no couro cabeludo pode, de certa forma, ter impacto sobre o crescimento capilar. Quando o assunto é queda de cabelo e caspa, existem algumas informações importantes a serem consideradas.
Continue a leitura para saber mais sobre a caspa, suas causas mais comuns, a relação com a queda capilar e mais. Vamos lá?
O que é a caspa?
A caspa é um processo inflamatório que pode acontecer no couro cabeludo, gerando uma descamação da pele. Assim, é comum ver pessoas que sofrem com o problema com pequenos flocos brancos nos cabelos e sobre os ombros.
Os sintomas mais comuns incluem coceira e irritação no couro cabeludo, além da presença dos flocos de pele. Apesar de não ser uma condição grave, a caspa pode causar desconforto e constrangimento para quem a possui.
O que causa caspa?
Uma das principais causas da caspa é a dermatite seborreica, uma inflamação crônica do couro cabeludo.
Essa condição está ligada ao excesso de oleosidade e à presença de um fungo chamado Malassezia, que se alimenta da oleosidade natural do couro cabeludo e pode causar uma resposta inflamatória, levando à descamação excessiva da pele.
Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da caspa incluem:
Oleosidade excessiva: um couro cabeludo excessivamente oleoso pode criar um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, agravando a descamação.
Higiene capilar inadequada: lavar o cabelo com pouca frequência pode levar ao acúmulo de células mortas e óleo no couro cabeludo, favorecendo o aparecimento da caspa.
Estresse: situações estressantes podem desencadear ou piorar a caspa, pois o estresse pode afetar o equilíbrio hormonal e a saúde da pele.
Produtos capilares inadequados: o uso de produtos que contenham ingredientes irritantes ou que não sejam adequados para o couro cabeludo pode causar irritação e descamação.
Qual a relação entre queda de cabelo e caspa?
A caspa e a queda de cabelo são problemas que preocupam muitas pessoas, afinal estão diretamente relacionadas à imagem e à autoestima. Embora sejam condições distintas, existem situações em que uma pode influenciar a outra devido aos danos no couro cabeludo.
Entenda o impacto de condições que têm a descamação da pele como um de seus sintomas em relação à queda capilar.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma condição inflamatória crônica do couro cabeludo que causa vermelhidão, descamação e uma produção excessiva de oleosidade. Dessa forma, contribui para a formação da caspa.
Além de causar descamação, a dermatite seborreica pode levar à irritação do couro cabeludo, capaz de enfraquecer os folículos capilares. Esse enfraquecimento, por sua vez, pode resultar em uma maior propensão à queda de cabelo.
Embora a dermatite seborreica não cause calvície diretamente, a inflamação constante e o ambiente desfavorável para os folículos podem contribuir para a queda de cabelo temporária.
Psoríase
A psoríase é uma doença autoimune que provoca a rápida multiplicação das células da pele, resultando em placas escamosas. Quando afeta o couro cabeludo, pode ser confundida com a caspa devido à descamação semelhante.
As placas de psoríase causam inflamação e coceira intensa, gerando irritação e danos aos folículos capilares. Assim, podem causar queda de cabelo temporária devido ao estresse que a inflamação causa nos folículos.
Dermatite de contato
A dermatite de contato, ou eczema, ocorre quando a pele reage a uma substância irritante ou alérgena. No couro cabeludo, essa condição pode ser desencadeada por produtos capilares como shampoos, tinturas ou outros tratamentos químicos.
A irritação e a inflamação associadas à dermatite de contato podem danificar os folículos capilares, levando à queda de cabelo. No entanto, assim como nas outras condições, a queda resultante da dermatite de contato costuma ser temporária, podendo ser tratada.
A caspa pode piorar a queda de cabelo?
Conforme já explicado, a caspa, por si só, não é uma causa direta para a calvície. No entanto, sua presença pode estar ligada a certas condições do couro cabeludo, capazes de contribuir para a queda de cabelo temporária.
A dermatite seborreica, uma das principais causas da caspa, pode criar um ambiente inflamatório no couro cabeludo. Assim, a inflamação crônica enfraquece os folículos capilares, tornando os fios mais suscetíveis à quebra e à queda.
Além disso, a coceira gerada pela caspa pode levar ao ato de coçar o couro cabeludo, causando danos mecânicos aos folículos capilares e, consequentemente, aumentando a queda.
Como prevenir a queda de cabelo associada à caspa?
Para prevenir a queda de cabelo associada à caspa, é necessário adotar medidas para evitar todo o problema. Confira algumas ações que podem ajudar!
- Lave o cabelo regularmente, usando produtos adequados ao seu tipo de fio e couro cabeludo;
- Enxágue bem o cabelo ao final da lavagem, evitando o acúmulo de resíduos capazes de irritar o couro cabeludo;
- Evite produtos irritantes, com destaque para os que contêm ingredientes agressivos, como álcool ou fragrâncias fortes;
- Evite banhos muito quentes, pois a alta temperatura pode ressecar o couro cabeludo e aumentar a descamação;
- Seque os cabelos após a lavagem, evitando prender ou dormir com os fios molhados.
O que fazer para resolver a queda de cabelo?
Se você sofre com a queda de cabelo, primeiramente é necessário buscar ajuda médica. Dessa maneira, o profissional irá examinar o seu couro cabeludo para verificar se há caspa ou outros problemas associados, indicando a melhor opção de tratamento.
De maneira geral, existem dois tipos de tratamentos para resolver a queda de cabelo, o clínico e o cirúrgico.
Remédios e tratamentos
Para os casos de queda capilar agravados através da caspa ou gerado por outras condições temporárias, os tratamentos clínicos costumam resolver. Eles podem incluir injeções, loções, medicamentos orais e outros.
Transplante capilar
Para casos de calvície definitiva, quando não é possível tratar clinicamente, o transplante capilar se mostra a melhor solução. Apesar de ser um tratamento cirúrgico, é minimamente invasivo e tem rápida recuperação.
O procedimento é realizado através da retirada de folículos capilares do couro cabeludo do paciente, em áreas onde o crescimento está ocorrendo normalmente. Em seguida, esses folículos são selecionados e os melhores são implantados nas áreas calvas.
Após alguns meses, os fios crescem, de modo a restaurar a densidade capilar perdida. Por se tratar de um crescimento natural, o paciente tem liberdade para cortar e estilizar os cabelos da maneira que preferir.
Transplante capilar de excelência na Stanley’s Hair. Marque já sua avaliação!
Conclusão
A ligação entre queda de cabelo e caspa é complexa e envolve vários fatores relacionados à saúde do couro cabeludo.
Embora a caspa, por si só, não cause calvície, ela pode criar um ambiente desfavorável que enfraquece os folículos capilares, resultando em uma maior propensão à queda de cabelo.
Ao identificar sinais de caspa e queda capilar, procure ajuda médica especializada.