Os cabelos são parte importante da imagem de uma pessoa, por isso, a calvície é um problema que costuma impactar diretamente na autoestima. Nesse contexto, o transplante capilar emerge como uma solução eficaz e duradoura, ajudando homens e mulheres a resgatarem sua autoconfiança.
Mas o que exatamente é esse procedimento e como funciona? Continue a leitura para descobrir e conferir outras informações importantes relacionadas ao pré e pós-operatório, valores e mais!
O que é transplante capilar?
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. Isso significa que se trata de uma intervenção feita através de pequenas incisões, tornando a recuperação muito mais rápida.
Através do transplante, folículos capilares saudáveis são transferidos de regiões do couro cabeludo onde o crescimento está acontecendo naturalmente para as áreas calvas do paciente. Então, alguns meses após a cirurgia, os fios crescem e a calvície é solucionada.
Como funciona o transplante capilar?
Entenda como funciona o transplante capilar nas fases de: pré-operatório, durante o procedimento e o pós!
Pré-operatório
Os cuidados do pré-operatório dependem de questões específicas de cada procedimento e paciente, mas de modo geral incluem:
- Exames pré-operatórios padrão;
- Jejum antes do procedimento;
- Pausa em determinados tipos de medicamentos de uso contínuo que possam influenciar na cirurgia;
- Chegar na clínica com antecedência.
Uma dúvida comum está relacionada à necessidade de raspar ou não os cabelos. Essa é uma informação que o médico irá passar na consulta pré-operatória, pois também pode variar dependendo do paciente e da área a receber o transplante.
O transplante
A cirurgia pode durar em torno de 4 a 8 horas, variando conforme a quantidade de folículos a serem transplantados.
Para entender como o transplante capilar funciona é válido começar analisando o nome da técnica mais usada atualmente. Trata-se da FUE, sigla para Follicular Unit Extraction, em português: Extração de Unidade Folicular.
Nessa abordagem, são selecionados folículos saudáveis do couro cabeludo do próprio paciente, geralmente na parte de trás da cabeça. Então, eles são extraídos individualmente e, em seguida, implantados nas áreas calvas.
Por se tratar de um procedimento minucioso, é possível realizar tanto a extração quanto a implantação de modo estratégico. Dessa forma, a área doadora não tem sua densidade prejudicada e a área transplantada obtém um resultado totalmente natural, ambas sem cicatrizes visíveis.
Pós-operatório
O pós-operatório do transplante capilar é bastante simples, sendo importante apenas seguir alguns cuidados, acompanhe:
- Usar travesseiros para dormir com a cabeça elevada nos primeiros dias;
- Evitar exposição ao sol, assim como banhos de mar e piscina, até liberação médica;
- Usar algum acessório, como chapéu ou boné, caso seja necessário se expor ao sol, mas sempre higienizando o item antes e evitando permanecer por muitas horas com ele;
- Não praticar exercícios físicos;
- Apenas aplicar os medicamentos e produtos indicados pelo médico;
- Tomar a medicação indicada pelo médico;
- Não consumir bebidas alcoólicas nos dias em que estiver tomando a medicação.
Esses são os cuidados básicos, mas é sempre importante consultar seu médico e seguir corretamente as orientações dele.
Qual é o valor de um transplante capilar?
O valor de um transplante capilar no Brasil pode variar de R$ 15 mil a R$ 30 mil, dependendo da técnica utilizada.
Por se tratar de um procedimento estético, não é coberto pelos planos de saúde e nem disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Para quem é indicado o transplante capilar?
O transplante capilar é indicado tanto para homens quanto mulheres que estejam incomodados com a calvície e não tenham obtido sucesso em tratamentos clínicos, ou seja, aqueles realizados em consultório, sem cirurgia.
A alopecia androgenética é o tipo mais comum de calvície entre as pessoas que buscam o transplante capilar. No entanto, também há pacientes com alopecia traumática, cicatricial, areata e de outros tipos irreversíveis clinicamente em alguns casos.
Quais são os riscos do transplante capilar?
Os riscos do transplante capilar são baixos, afinal, trata-se de um procedimento minimamente invasivo. No entanto, como todo procedimento cirúrgico, pode haver algumas complicações, como: dor, inchaço, vermelhidão e coceira.
Vale lembrar que essas possíveis complicações podem ser evitadas e/ou contornadas seguindo as recomendações médicas. Além disso, não representam riscos à saúde do paciente.
Quanto tempo é necessário para ver os resultados?
Os resultados do transplante capilar podem começar a ser sentidos cerca de 30 dias após o procedimento. É nessa fase que o crescimento capilar começa, entretanto, após um curto período os fios costumam cair, um processo natural de recuperação dos folículos.
Assim, o crescimento real se inicia cerca de 3 meses após o transplante, com o volume total sendo alcançado após os 12 meses.
Transplante capilar é definitivo?
O transplante capilar é um procedimento definitivo. Isso significa que, uma vez transplantados, os folículos continuarão a gerar novos fios ao longo da vida, seguindo o ciclo natural composto por crescimento e queda.
Transplante capilar: antes e depois
Analisar imagens de antes e depois de pessoas que fizeram o transplante capilar é bastante animador para quem sonha em realizar o procedimento.
Confira os resultados alcançados por alguns dos mais de 40.000 pacientes que tiveram sua autoestima renovada através do programa capilar da Stanley’s Hair!
Link imagens: https://br.pinterest.com/drstanleyb/antes-e-depois/
Conheça a técnica de transplante capilar da Stanley’s Hair!
Na Stanley’s Hair, mais do que transplante, você encontra um cronograma capilar completo para solucionar definitivamente o problema da calvície. Trata-se do IFUEMAX, desenvolvido pelo Dr. Stanley Bittar, seu fundador, com base em seus mais de 17 anos de experiência na área.
O programa IFUEMAX é composto por:
- Transplante capilar realizado com a técnica mais moderna da atualidade, sem dor ou cicatrizes, personalizado de acordo com suas necessidades;
- Acompanhamento médico durante 18 meses para garantir o melhor resultado do transplante;
- Mesoterapia capilar, procedimento que auxilia no aumento da densidade dos fios;
- Resultado totalmente natural ou seu dinheiro de volta.
Incrível, não é mesmo? Venha desfrutar de todos esses benefícios fazendo seu transplante na rede de clínicas que é referência da América Latina. Agende já a sua avaliação e venha para a Stanley’s Hair!
Conclusão
O transplante capilar é uma solução eficaz e duradoura para a calvície, ideal para quem busca melhorar a autoestima e recuperar a autoconfiança.
Se você está considerando essa opção, é fundamental buscar um especialista e seguir todas as orientações médicas para obter o melhor resultado.