Conheça os tipos de alopecia

Alopecia tipos: conheça todos!

BY STANLEY BITTAR

A queda de cabelo é um problema bastante comum entre homens e mulheres, sendo mais frequente na população masculina. O que nem todos sabem é que essa é a consequência de diferentes alopecia tipos, ou seja, variedades da condição.

Continue lendo para entender melhor sobre os tipos de alopecia, suas particularidades, causas, formas de prevenção e tratamentos, inclusive uma opção inovadora e capaz de oferecer resultados incríveis!

Quais os tipos de alopecia?

Veja quais são os principais tipos de alopecia existentes e as características de cada um.

Alopecia areata

A alopecia areata é caracterizada por manchas calvas redondas ou ovais no couro cabeludo, ou em outros locais do corpo onde crescem pelos. As causas mais comuns envolvem fatores autoimunes ou emocionais.

Vale destacar que existem dois tipos de alopecia areata, sendo eles:

  • Queda de cabelo em todo o couro cabeludo;
  • Queda de cabelo em todo o corpo.

Existem casos de pacientes que permanecem apresentando o primeiro tipo de alopecia areata, enquanto outros quadros evoluem para o segundo.

Alopecia androgenética

Tipo mais comum de calvície, a alopecia androgenética possui fatores genéticos. Está relacionada à dihidrotestosterona, hormônio ligado à testosterona, por isso, os homens são maioria entre os que sofrem com o problema.

Embora possa iniciar ainda na adolescência, é entre os 40 e 50 anos que a queda capilar se agrava, resultando em áreas calvas.

Alopecia traumática

Também conhecida como alopecia cicatricial, a alopecia traumática é resultado de um trauma na região do couro cabeludo.

Alguns exemplos de situações incluem: queimaduras, forte tensão sobre os fios, pancadas na cabeça e a tricotilomania, transtorno comportamental que leva uma pessoa a arrancar os próprios cabelos.

Esses traumas muitas vezes comprometem a estrutura dos folículos, impedindo que novos fios nasçam.

Alopecia total (totalis)

A alopecia total é caracterizada pela perda de todos os cabelos do couro cabeludo. Para algumas pessoas, a queda de cabelo começa com as manchas típicas da alopecia areata, sendo uma variação desse tipo.

No entanto, algumas experimentam uma queda de cabelo tão rápida que as manchas não chegam a se formar, pois a maior parte do cabelo do couro cabeludo é logo perdida.

Alopecia universal (universalis)

A alopecia universal é aquela onde ocorre a perda de cabelo em todo o couro cabeludo, rosto (incluindo sobrancelhas e cílios) e no restante do corpo (incluindo pelos pubianos). Assim como a alopecia total, costuma estar relacionada à alopecia areata.

Alopecia seborreica

Causada por uma dermatite, ou seja, um tipo de inflamação na pele, a alopecia seborreica pode ser revertida na maioria dos casos através de medicamentos. Afinal, não se trata de um problema nos folículos capilares e crescimentos dos fios, mas sim na pele.

Alopecia por estresse

O estresse emocional e físico prolongado pode ter um impacto negativo sobre a saúde dos cabelos. Situações estressantes podem desencadear a alopecia por estresse, um tipo de queda de cabelo associada ao sistema imunológico e também a questões comportamentais.

Existem casos em que não é exatamente o estresse emocional que gera a queda capilar, mas sim os comportamentos que são resultados dele, como a má alimentação em períodos conturbados e a consequente perda de peso rápida.

Como saber qual o tipo de alopecia?

Vale destacar que as informações sobre os tipos de alopecia foram apresentadas apenas a título de informação. Ao apresentar queda capilar, o melhor a fazer é procurar um médico especializado.

Dessa forma, além de um diagnóstico você terá um direcionamento sobre a melhor opção de tratamento para o seu caso.

O que causa alopecia?

Como foi possível ver, a alopecia pode ter diferentes causas, variando conforme o tipo. Mas, de modo geral, as causas mais comuns incluem:

  • Genética;
  • Dermatite;
  • Doenças autoimunes;
  • Uso de produtos químicos sem tomar os devidos cuidados;
  • Traumas no couro cabeludo;
  • Desregulação hormonal;
  • Estresse;
  • Carência nutricional gerada pela má alimentação;
  • Doenças inflamatórias.

Como prevenir a alopecia?

Se você já se perguntou se existem formas de prevenir a alopecia, saiba que sim, com exceção dos casos ligados à genética. Confira algumas atitudes para preservar a saúde dos seus cabelos!

  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Praticar atividades físicas regularmente como forma de controlar o estresse;
  • Manter o couro cabeludo e os fios sempre limpos;
  • Apenas utilizar produtos capilares de marcas confiáveis e seguindo as recomendações da embalagem;
  • Evitar prender ou usar bonés e chapéus com os cabelos molhados;
  • Tratar problemas capilares como caspa e oleosidade com produtos adequados;
  • Procurar um médico ao identificar qualquer mudança na saúde dos fios.

Como tratar alopecia?

Quando a queda capilar já começou, é preciso buscar formas de tratamento. Veja quais são as abordagens mais comuns da atualidade.

Tratar a causa

Para os tipos de alopecia relacionados a causas como estresse, desregulação hormonal e outras, é preciso em primeiro lugar tratar esses problemas preexistentes. 

A partir disso, o médico irá observar se o crescimento retornará naturalmente ou se será necessário entrar com algum tipo de medicação ou procedimento.

Medicamentos

Existem dois medicamentos bastante conhecidos quando o assunto é tratamento clínico para a calvície, são eles: Minoxidil e Finasterida. Um de uso tópico diretamente no couro cabeludo e outro de uso oral.

Vale destacar que, embora ajudem a retardar a progressão da calvície, não fazem o cabelo crescer nas áreas que já estão calvas.

Transplante

O transplante é a opção de tratamento mais eficaz da atualidade e com capacidade para restabelecer a densidade e o crescimento capilar.

Trata-se de um procedimento cirúrgico bastante simples, no qual são retirados folículos de áreas onde o crescimento está acontecendo normalmente e implantados nas áreas calvas.

Após alguns meses, o ciclo de crescimento dos cabelos se estabiliza e o paciente consegue resgatar sua densidade capilar, podendo cortar e estilizar os fios da maneira que preferir.

Conheça a Stanley’s Hair, especialista em transplante capilar!

Se você está buscando uma clínica especializada para realizar o seu transplante capilar, a melhor opção é a Stanley’s Hair, referência na América Latina! A única com 100% de resultado garantido e definitivo ou seu dinheiro de volta.

Transplante capilar de excelência na Stanley’s Hair. Marque já sua avaliação!

Conclusão

Compreender os diferentes tipos de alopecia, suas causas e formas de tratamento é o primeiro passo para lidar com a queda de cabelo de forma eficaz.

Ao identificar qualquer sinal diferente em relação à saúde dos seus cabelos, busque ajuda especializada.

Aproveite e compartilhe este conteúdo com amigos ou familiares que possam estar passando por problemas de queda de cabelo para levar a informação adiante.

TRABALHE CONOSCO

Preencha abaixo com suas informações

Simulação de Financiamento