Milhões de pessoas sofrem com a calvície no Brasil, um problema que, embora não impacte a saúde física, pode ter grande impacto emocional. Por isso, muitos procuram entender como funciona o implante capilar, uma das soluções mais eficazes para a condição.
Se você tem dúvidas sobre implante capilar, continue lendo para conferir as respostas para os questionamentos mais comuns sobre o assunto. Entenda como o procedimento funciona, quanto custa, riscos, os cuidados antes e depois, e mais!
Como funciona o implante capilar?
O implante capilar é feito sob anestesia local e o paciente deve estar com o couro cabeludo raspado. Dessa forma, o médico consegue mais facilmente realizar a extração de folículos capilares de áreas com boa densidade, transplantando-os para as regiões calvas.
Perceba que os folículos são do próprio paciente, o que proporciona um resultado totalmente natural. Por isso, o termo correto para se referir às técnicas mais modernas realizadas atualmente é transplante. No entanto, popularmente os termos implante e transplante são usados como sinônimos.
Como é feito o procedimento de implante de cabelo?
O procedimento de implante de cabelo é feito da seguinte maneira: folículos capilares são retirados de áreas do couro cabeludo do paciente onde o crescimento ocorre naturalmente. Geralmente, são as regiões laterais e posterior da cabeça.
Os folículos são retirados um a um e, em seguida, implantados nas áreas calvas. Daí vem o nome transplante, pois os folículos são retirados de uma área e transferidos para outra.
Após alguns meses, os folículos implantados geram novos fios. Da mesma maneira, a área doadora continuará tendo cabelos. Então, o ciclo de crescimento acontece normalmente em todo o couro cabeludo, restabelecendo a densidade capilar do paciente.
Quais os riscos de um implante capilar?
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, o transplante ou implante capilar é considerado de baixo risco. Entretanto, como em qualquer cirurgia, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar infecções, inchaços e sangramentos.
Por isso, é sempre importante procurar uma clínica especializada e com médicos experientes para evitar os riscos do implante capilar.
Por que não fazer implante capilar?
Conforme explicado anteriormente, existe uma diferença técnica entre transplante e implante capilar, sendo o primeiro mais utilizado atualmente.
No transplante, os folículos são retirados do couro cabeludo do próprio paciente, garantindo um crescimento natural, com fios no mesmo padrão dos demais.
Já no implante, geralmente são utilizados fios sintéticos, em uma técnica conhecida como hairstetics. Embora eles cheguem a ter uma aparência semelhante ao padrão de fios do paciente, o resultado pode não ficar tão natural.
Lembrando que existem casos em que o implante pode ser a opção mais indicada. Entretanto, de maneira geral, o transplante acaba se sobressaindo por conta da liberdade que o paciente tem após a recuperação, afinal os fios irão crescer normalmente, não exigindo cuidados específicos.
Quanto tempo após o transplante capilar pode cortar o cabelo?
É sempre importante consultar o médico que realizou o procedimento, mas, de modo geral, os pacientes podem cortar o cabelo cerca de 1 mês após o transplante.
Contudo, o corte deve ser feito com cuidado para evitar traumas no couro cabeludo, respeitando o comprimento indicado pelo profissional.
Qual o melhor momento de fazer implante capilar?
A resposta para essa pergunta é bastante individual, pois o melhor momento para fazer o transplante ou implante capilar é quando o paciente deseja solucionar a calvície.
Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado em diferentes estágios da calvície, incluindo desde jovens que perdem o cabelo precocemente, até aqueles que já apresentam um grau avançado.
Precisa raspar o cabelo para fazer implante capilar?
Para a realização das técnicas mais modernas, como o transplante capilar FUE, geralmente é indicada a raspagem do cabelo. Assim, o médico consegue realizar a extração de cada unidade folicular para, posteriormente, implantá-la nas áreas calvas.
Quantas vezes lavar o cabelo após implante capilar?
A lavagem do cabelo precisa ser bastante cuidadosa após o implante capilar. A primeira deve acontecer apenas após dois dias do procedimento ser realizado.
Em seguida, o ideal é lavar uma vez ao dia, mantendo os seguintes cuidados:
- Usar água em uma temperatura amena;
- Evitar jatos fortes de água sobre a cabeça;
- Usar o shampoo indicado pelo médico, sendo comumente indicado um produto neutro;
- Fazer movimentos leves e circulares com as pontas dos dedos para aplicar o shampoo;
- Secar usando uma toalha limpa, fazendo uma leve compressão, mas sem esfregar.
Como funciona o pré-operatório do implante capilar?
O pré-operatório do implante capilar é bastante semelhante a outros procedimentos cirúrgicos. Confira as principais indicações:
- Exames médicos pré-operatórios para analisar a saúde geral do paciente;
- Jejum de 8 horas;
- Pausar as medicações de uso contínuo que o médico indicar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior e evitar fumar pelo menos durante duas semanas antes.
Como saber se o implante capilar deu certo?
O resultado definitivo do transplante ou implante capilar começa a aparecer em torno de 10 meses após o procedimento. No entanto, antes disso já será possível notar o crescimento dos fios.
É importante destacar que a taxa de sucesso de transplante capilar é bastante alta, claro, desde que realizado por um profissional devidamente qualificado. Além disso, é fundamental que o paciente siga à risca as recomendações pós-cirúrgicas.
Transplante capilar dura quanto tempo?
Por utilizar fios naturais do paciente, o transplante capilar não tem validade, sendo um investimento para a vida toda. Uma vez que os folículos retirados da área doadora e implantados na área calva, o crescimento continua acontecendo ao longo dos anos.
Qual o valor de um implante capilar?
O valor do implante capilar pode sofrer variações, indo de R$ 20 mil a cerca de R$ 30.000, o que costumava tornar o procedimento inacessível para a maioria das pessoas.
A boa notícia é que na Stanley’s Hair você poderá realizar o seu sonho do transplante capilar adquirindo não apenas a cirurgia, mas sim um programa capilar completo com duração de 18 meses: o IFUE MAX! Além disso, o pagamento poderá ser parcelado em 18 vezes!
Não perca tempo! Transplante capilar de excelência na Stanley’s Hair. Marque já sua avaliação!
Conclusão
O transplante ou implante capilar é um procedimento minimamente invasivo capaz de devolver não apenas a densidade capilar do paciente, mas também sua autoestima. Sem dúvidas, trata-se de um investimento em autoconfiança e bem-estar.
No entanto, para alcançar bons resultados, é importante tomar todos os cuidados informados pelo médico, tanto na preparação quanto na recuperação.