Como lidar com o inchaço após implante capilar?

Inchaço após implante capilar: causas, cuidados e dicas para uma recuperação rápida

BY STANLEY BITTAR

O inchaço após implante capilar é uma reação comum após o procedimento, acontecendo também em outros tipos de cirurgia. Apesar de natural, é algo que costuma causar desconforto, sendo importante buscar formas de controlá-lo.

Se você sonha em fazer o transplante ou já está se programando para realizar, continue a leitura para saber mais sobre o inchaço, por que ocorre e como lidar com ele. Vamos lá?

Por que ocorre o inchaço após o implante capilar?

O inchaço é um efeito colateral muito comum em qualquer tipo de cirurgia, incluindo o transplante ou implante capilar. Fatores como idade do paciente, flacidez da pele e duração do procedimento também podem contribuir para sua formação.

As causas do edema podem ser o acúmulo de líquidos nos tecidos ou uma reação inflamatória. Os dois casos ocorrem como resultado de lesões na pele, sendo respostas do corpo para recuperar a região operada.

É normal que ocorra esse inchaço?

O inchaço após implante capilar é totalmente normal e esperado, portanto, se acontecer com você, não se desespere.

Trata-se de um sintoma passageiro, que poderá ser amenizado com remédios prescritos pelo médico responsável pelo procedimento e outros cuidados, sobre os quais falaremos mais adiante.

Quais são os riscos do inchaço após o transplante capilar?

Médico conversando com um paciente sobre o inchaço após implante capilar

O inchaço em si não causa nenhum risco, desaparecendo após alguns dias. Apenas é necessário ter atenção a casos onde se formam edemas nos olhos, capazes de prejudicar a visão temporariamente.

Em situações assim, o paciente deve evitar atividades que necessitem muito da visão, como dirigir veículos ou operar máquinas pesadas, durante os dias de recuperação. No entanto, é preciso lembrar que esse é um grau de inchaço mais raro, o mais comum é o edema no couro cabeludo.

Quantos dias para desinchar um implante capilar?

O inchaço após o implante capilar não costuma surgir no mesmo dia após sua realização. Geralmente, começa 2 ou 3 dias após o procedimento, podendo durar cerca de 3 a 4 dias.

Além da duração, existe uma variação em relação à intensidade do inchaço, que é classificado em diferentes graus, confira:

  • Grau 0: quando não há nenhum inchaço;
  • Grau 1: o inchaço se concentra na parte superior da testa;
  • Grau 2: inchaço que se estende pela parte superior e inferior da testa;
  • Grau 3: chamado de edema periorbital, é o inchaço ao redor dos olhos e bochechas;
  • Grau 4: formação de hematomas ao redor dos olhos, é uma reação mais rara.

Como reduzir o inchaço pós procedimento?

Existem diversas formas de reduzir o inchaço após o procedimento de transplante capilar, incluindo tanto o uso de medicamentos prescritos pelo cirurgião, quanto de outras medidas que podem ser realizadas em casa, incluindo: posição ao deitar, compressa, massagens etc.

5 Dicas de como reduzir esse inchaço

Paciente em recuperação do inchaço após implante capilar

Confira as principais medidas que você pode adotar em casa para ajudar a reduzir o inchaço após o implante capilar.

1. Realizar compressa fria

A compressa é uma importante aliada em diferentes situações, sendo indicada na versão fria ou quente conforme cada situação. Entenda a diferença:

  • Compressa quente: ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região do corpo onde é realizada.
  • Compressa fria: ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo na área.

No caso do transplante, o inchaço surge como resultado do aumento do fluxo sanguíneo. Logo, a compressa fria é a opção mais indicada, afinal, a região já estará naturalmente com uma temperatura elevada, sendo necessário resfriá-la.

Para realizar a compressa fria você poderá usar pedras de gelo em um saco plástico ou bolas de gel, facilmente encontradas em farmácias. Lembre-se de higienizar o material que ficará em contato com a pele para evitar infecções.

2. Manter cabeça elevada ao deitar

Durante os primeiros dias de recuperação do transplante, é importante manter a cabeça elevada ao deitar. Isso pode ser feito com travesseiros que você tenha em casa ou com uma opção específica para manter essa posição, conhecida como travesseiro antirrefluxo.

O formato desse modelo de travesseiro mantém a cabeça elevada com conforto, evitando também dores no pescoço por conta da posição.

3. Evitar atividade física

A atividade física é muito importante para a saúde geral, mas precisa ser evitada em determinadas situações, como após o transplante capilar, por envolver muitos movimentos e suor. Além disso, pode intensificar o inchaço e o desconforto na região tratada.

É importante verificar com o seu médico quanto tempo precisará pausar as atividades, considerando a extensão do procedimento e o tipo de exercício. Assim, você terá uma recomendação personalizada para retornar com segurança.

4. Manter-se hidratado

A ingestão de água ajuda na eliminação dos líquidos retidos pelo corpo, que são um dos principais causadores do inchaço. Dessa forma, lembre-se de aumentar a hidratação durante a recuperação, o que pode ser feito tanto através da água em si quanto de sucos.

Em se tratando de sucos, dê preferência para opções naturais, ricas em vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. Assim, além de hidratar, ajudarão na recuperação!

Alguns ingredientes interessantes de incluir são: melancia, melão, gengibre, abacaxi, hortelã, cenoura, morango, acerola, amora, laranja e couve.

5. Fazer drenagem linfática facial

A drenagem linfática é muito mais do que uma massagem, sendo uma importante aliada no pós-operatório. Quando se trata de transplante capilar, ela é feita no rosto, ajudando na eliminação de líquidos e redução do inchaço.

No entanto, antes de fazer é necessário verificar com o seu médico e buscar um profissional devidamente capacitado.

Conclusão

O inchaço após implante capilar é uma reação natural do corpo, que não deve ser motivo para grandes preocupações. O importante é se informar com seu médico e estar preparado para lidar com a situação, sendo com medicamentos ou medidas simples, como elevação da cabeça, compressas, drenagem linfática e outras.

Lembre-se que se trata de um curto período de recuperação para uma grande recompensa: o resgate da densidade capilar e da autoestima, com liberdade para estilizar os fios e realizar qualquer atividade que desejar, sem preocupação com a calvície.

Dê esse passo e invista em você! Transplante capilar de excelência é na Stanley’s Hair. Agende já sua avaliação!

Simulação de Financiamento