A barba é uma característica do rosto masculino que pode se desenvolver com mais ou menos volume, conforme a genética e outros fatores de cada indivíduo. O transplante de barba é uma solução bastante interessante para aqueles que não possuem a densidade desejada ou a perderam por alguma razão.
Se você já se perguntou se é possível fazer transplante de barba, agora já sabe que sim! Continue a leitura para conferir um guia completo com as principais informações a respeito do assunto.
O que é transplante de barba?
O transplante de barba é um procedimento bastante semelhante ao transplante capilar, voltado para solucionar a calvície. A maior diferença entre os dois são as regiões onde os folículos são retirados e, em seguida, implantados.
É indicado para homens que buscam uma barba mais volumosa e também para aqueles que precisam corrigir falhas. Assim, após o transplante, os pelos irão crescer de maneira uniforme e no volume desejado.
Quantos fios de cabelo tem na barba?
Homens com barba volumosa têm entre 10 mil e 30 mil fios de pelos no rosto. O ciclo de crescimento desses fios é diferente dos cabelos, levando cerca de 36 meses entre crescimento e queda.
Ao realizar o transplante, homens que não têm o volume desejado podem alcançá-lo, contribuindo para o aumento da autoestima e autoconfiança.
E como é feito o transplante de barba?
A forma com a qual o transplante de barba é realizado é bastante semelhante ao procedimento capilar. Basicamente, são retirados folículos de áreas onde a barba cresce naturalmente ou do couro cabeludo e, em seguida, implantados nas áreas do rosto com falhas.
Após algum tempo, os folículos dão origem a novos fios, formando uma barba volumosa e natural. Mas, claro, desde que o procedimento seja realizado por um profissional especializado e com experiência na técnica.
Qual a técnica usada no transplante de barba?
Conforme já explicado, o transplante de barba é bastante semelhante ao transplante capilar. Por isso, as mesmas técnicas são realizadas.
Atualmente, a técnica de transplante mais conhecida é a FUE, sigla para Follicular Unit Extraction, em português Extração de Unidade Folicular.
Funciona da seguinte maneira: os folículos são retirados individualmente de uma área doadora do próprio paciente e implantados nas áreas com falhas.
Em se tratando da barba, as áreas doadoras podem estar localizadas na própria barba ou na parte de trás da cabeça, onde os fios são mais espessos.
Um profissional experiente saberá analisar o caso de cada paciente para identificar qual região se mostra a melhor opção para a retirada dos folículos, a fim de garantir um resultado natural e satisfatório.
Como é o pré-operatório do transplante de barba?
Após decidir realizar o transplante de barba, é preciso realizar alguns passos durante o pré-operatório. É fundamental seguir todas as recomendações do médico, que costumam incluir medidas como:
Deixar a barba crescer: medida importante para o profissional ver o padrão natural de crescimento da barba, definindo o projeto do transplante com mais eficácia.
Tomar os medicamentos indicados pelo médico: o médico poderá indicar algumas medicações para uso antes do procedimento. Nesse caso, é preciso tomar todos os medicamentos indicados corretamente.
Pausar o uso de certos medicamentos: caso você faça uso de algum medicamento que possa comprometer o procedimento e a recuperação, o médico irá solicitar uma pausa durante alguns dias.
Realizar mudanças no estilo de vida: fazer alguns ajustes em hábitos pelo menos duas semanas antes do procedimento pode fazer toda a diferença na recuperação e resultado, com destaque para: não fumar e alimentar-se de forma equilibrada.
Planejar questões práticas para o dia do transplante: definir o transporte que irá levar você de volta para casa após o procedimento, se terá um acompanhante, assim como outras medidas para evitar que faça esforço ao longo dos dias de recuperação.
E o pós-operatório?
O pós-operatório do transplante de barba também envolve alguns cuidados, confira!
- Realizar a higienização do local conforme orientação médica;
- Uso de analgésicos se houver dor;
- Aguardar liberação médica para voltar a praticar atividades físicas;
- Proteger a área do sol;
- Evitar banho de mar e piscina durante a recuperação;
- Sempre lavar as mãos antes de tocar na região onde o transplante foi realizado;
- Trocar a fronha do travesseiro diariamente;
- Evitar a permanência em ambientes muito quentes.
Quanto tempo demora para crescer a barba após o transplante?
Antes de falarmos sobre o crescimento da barba após o transplante, é importante destacar que é natural que os fios caiam nas semanas seguintes. É depois dessa etapa que eles começarão a crescer e gerar o volume esperado.
Não existe o tempo exato, pois pode haver diferença para cada paciente. Mas, de modo geral, o crescimento costuma acontecer em até 5 a 6 meses após o procedimento, em média.
Antes e depois do implante de barba
Confira imagens de antes e depois do implante de barba realizado pela Stanley’s Hair!
Quanto tempo demora uma cirurgia para a barba?
Cada paciente tem as suas necessidades, o que influenciará diretamente no tempo que uma cirurgia de barba irá levar para ser realizada. Mas, de modo geral, o transplante, quando feito com as técnicas mais modernas da atualidade, pode demorar de 6 a 10 horas.
Quanto custa um transplante de barba?
O transplante de barba, assim como o capilar, é um tipo de procedimento que por muito tempo foi inacessível para a maioria das pessoas.
A Stanley’s Hair, clínica referência no setor na América Latina, veio para mudar esse cenário, democratizando o acesso. Ao procurar uma das unidades espalhadas pelo Brasil você irá adquirir mais do que um procedimento e sim um programa que inclui 18 meses de acompanhamento, o exclusivo IFUE MAX!
Transplante capilar de excelência na Stanley’s Hair. Marque já sua avaliação!
Conclusão
O transplante de barba, assim como o capilar, é um tipo de procedimento capaz de aumentar o volume da barba masculina, além de cobrir falhas.
Hoje, é uma cirurgia que está mais acessível, sendo realizada por meio de técnicas modernas, capazes de trazer resultados totalmente naturais. Sem dúvidas, um investimento na autoestima e no bem-estar.