Mesmo sendo realizado por milhões de pessoas no Brasil, ainda existem diversos mitos sobre transplante capilar sendo difundidos. Geralmente, são fruto de desinformação, gerando dúvidas e até receio de fazer o procedimento.
Hoje, vamos ajudar você a separar o joio do trigo, explicando o que é realmente verdade e o que não é. Acompanhe e entenda definitivamente como funciona o transplante capilar, sua recuperação e seus resultados. Vamos lá?
15 Mitos sobre transplante capilar e a verdade por trás deles
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico cada vez mais procurado por pessoas que desejam solucionar a calvície. No entanto, ainda existem muitos mitos e equívocos sobre o processo que devem ser combatidos com informações corretas.
Confira, a seguir, os principais mitos sobre transplantes capilares e a verdade por trás de cada um deles.
1. É dolorido fazer transplante capilar: mito
O procedimento é realizado com anestesia local, por isso, o paciente não sente nenhuma dor durante o transplante capilar. No pós, o médico costuma receitar analgésicos para evitar possíveis desconfortos.
2. Quem faz transplante capilar pode voltar a ficar careca: mito
As áreas que recebem os folículos transplantados dificilmente voltam a apresentar calvície. Isso porque eles são extraídos de áreas do couro cabeludo com maior resistência à queda, como a parte posterior da cabeça, garantindo resultados duradouros e, na maioria dos casos, definitivos.
3. Quem faz transplante capilar fica impotente: mito

O procedimento de transplante capilar não tem nenhuma relação com a função sexual de uma pessoa.
Esse mito se deve a um medicamento comumente usado para tratar calvície, a finasterida, que tem como um dos possíveis efeitos colaterais a impotência. No entanto, ainda assim, o risco é mínimo, mas precisa ser descrito na bula para cumprir a legislação.
Existem casos em que o médico pode receitar a finasterida como complemento ao transplante, mas não é uma indicação padrão, sendo usada apenas em casos específicos.
4. Quem fez transplante capilar não pode usar boné: mito
Logo após o transplante capilar não é indicado usar acessórios na cabeça para evitar danos à cicatrização. Entretanto, após cerca de 10 dias o paciente poderá usar bonés e chapéus, desde que não apertem a região tratada e nem permaneçam por muitas horas. Após a recuperação, o uso está liberado.
5. O procedimento deixa grandes cicatrizes: mito
As técnicas mais modernas de transplante capilar são feitas com microincisões, extraindo os folículos um a um. A implantação é feita da mesma forma, garantindo a total ausência de cicatrizes visíveis.
6. A área doadora fica com falhas após o transplante capilar: mito
Quando realizado por médicos devidamente capacitados, o transplante não deixa falhas na área doadora, pois os folículos são extraídos de modo estratégico. Então, se você escolher uma boa clínica, não tem motivos para se preocupar.
7. Transplante capilar é apenas para homens: mito
Apesar dos homens serem maioria entre os casos de calvície e, consequentemente, de procura pelo transplante capilar, as mulheres também podem se beneficiar do procedimento.
Confira o caso da influenciadora Carol Magon, que realizou o transplante capilar Stanley’s Hair e compartilhou nas redes sociais sua evolução:
Saiba mais sobre como foi o processo de decisão e por que ela decidiu fazer o transplante capilar:
8. Transplante capilar é apenas para calvície avançada: mito
Pessoas que possuem as famosas entradas e outras áreas calvas menores, também podem se beneficiar do transplante capilar.
Na Stanley’s Hair é oferecida a opção do FAST IFUE, uma abordagem pensada em quem precisa tratar a calvície de áreas menores. Inclusive, essa opção de tratamento não exige a raspagem de toda a cabeça, e sim apenas da área doadora.
9. O cabelo transplantado não parece natural: mito
Como o transplante utiliza folículos do próprio couro cabeludo, o resultado fica totalmente natural. Afinal, os novos fios crescerão conforme o padrão capilar do paciente, misturando-se aos demais fios.
10. O cabelo transplantado cresce imediatamente após a cirurgia: mito
É importante lembrar que o transplante capilar tem como objetivo reorganizar a posição de folículos no couro cabeludo, cobrindo áreas calvas. Dessa forma, estamos falando de um crescimento natural, que tem suas etapas normais e um tempo para acontecer.
Leva alguns meses até o cabelo crescer por completo e o resultado final costuma aparecer com cerca de 1 ano após o procedimento.
11. Qualquer clínica ou profissional podem realizar o procedimento: mito
Não, o transplante capilar deve ser realizado por médicos especializados, em clínicas preparadas para esse tipo de procedimento. Portanto, tenha bastante atenção ao escolher o profissional e o estabelecimento para garantir segurança e um resultado satisfatório.
12. O transplante capilar pode ser feito apenas no couro cabeludo: mito
O transplante capilar é um procedimento multifuncional, pois, além de ser efetivo para tratar a calvície no couro cabeludo, pode tratar outras áreas, como barba e sobrancelhas. Assim, pessoas que não possuem pelos nessas regiões podem ter sua autoestima resgatada.
13. O cabelo transplantado não pode ser cortado ou tingido: mito

Passado o tempo de cicatrização, o cabelo transplantado pode ser estilizado da forma que o paciente desejar, seja com cortes, tinturas ou alisantes. No entanto, é sempre importante ter atenção a produtos químicos para evitar danos aos fios.
14. O procedimento é igual em todos os pacientes: mito
Cada paciente tem suas próprias necessidades em relação à calvície. Desse modo, é fundamental que o médico avalie os casos individualmente para chegar à melhor abordagem e quantidade de folículos a ser extraída e transplantada.
15. Transplante capilar é muito caro: mito
Durante muitos anos, o transplante capilar era inacessível para a maioria das pessoas. Por isso, as primeiras notícias da realização do procedimento no Brasil envolvem celebridades.
Com o tempo, isso começou a mudar e hoje cada vez mais indivíduos estão realizando o transplante capilar. Isso se deve a iniciativas como a da Stanley’s Hair, rede de clínicas que tem como uma de suas principais missões democratizar o acesso ao procedimento, praticando preços atrativos e opções de parcelamento.
Transplante capilar de excelência é na Stanley’s Hair. Procure a unidade mais próxima e marque já sua avaliação!